Qual a primeira coisa que lhe vem à cabeça quando pensa na Toscana? Se você gosta de vinhos, talvez essa seja a sua resposta. Mas para nós, a Toscana sempre esteve associada à paisagens de tirar o fôlego e a comida boa.
É claro que a região é muito mais do que isso. Viajar pela Toscana é se encantar a cada passo, é descobrir a história que tem por trás de cada monumento, prédio histórico, cidades, vilarejos e, até mesmo, de restaurantes.
Uma paixão chamada Toscana
Nós não sabemos ao certo quando é que o nosso amor pela Toscana começou. O fato é que sempre falávamos que queríamos ir para lá. Não sabíamos quando e muito menos os lugares que visitaríamos.
O Gustavo já havia estado em Firenze, anos antes em uma viagem enquanto ainda estava na faculdade. Mas, conhecer a capital da Toscana não é conhecer a Toscana em si. Firenze é, claro, a porta de entrada. É o início de toda e qualquer viagem pela região.
Mas, não é só nela que estão os maiores encantos. O charme, a falta de ar, a culinária espetacular estão também nos vilarejos e nas paisagens deslumbrantes que encontramos pelo caminho.
É impossível não se apaixonar. Sem dúvidas nenhuma a Toscana é uma das mais belas regiões que conhecemos. Até hoje, nos pegamos comentando e lembrando de detalhes e momentos dos dias que passamos por lá.
Onde que fica?
Bom, como mencionei a Toscana fica na Itália, mais precisamente na parte central do país. Ela é formada por 10 províncias, que são: Florença, Arezzo, Siena, Grosseto, Lucca, Pisa, Livorno, Pistoia, Prato e Massa Carrara.
Ao todo a Toscana possui mais de 22 mil km² de extensão distribuídos em cidades medievais, belas paisagens de campo, vinícolas e plantações de oliveiras.
Como chegar e como se locomover
Localizada entre Milão e Roma, a Toscana pode ser acessada facilmente de carro, trem e avião. Se a opção for avião, você poderá pegar um voo para Firenze vindo de praticamente qualquer cidade europeia. Já se a opção for chegar de trem será mais fácil se vier de Milão, Roma ou Veneza.
Por outro lado, se estiver de carro, poderá chegar à região pelas diversas estradas que fazem a ligação da Toscana às maiores cidades italianas e outros destinos europeus.
A locomoção na região pode ser feita de ônibus ou trem. Mas, costuma ser um pouco mais trabalhoso. As cidades maiores são facilmente acessadas pelo transporte público, o que pode não acontecer quando o assunto são os pequenos vilarejos.
→ Como chegamos e como nos deslocamos pela Toscana?
Para chegar a Toscana nós fizemos um longo caminho. Ao todo foram 3 vôos, 2 trens e um carro. Foram mais de 20 horas de viagem até chegar a nossa cidade base. O nosso trajeto foi dividido assim:
Curitiba – São Paulo – Munique – Milão (avião)
Milão – Milano Centrale (trem)
Milano Centrale – Santa Maria Novella em Firenze (trem)
Firenze – Tavarnelle (carro) – cidade base da nossa viagem pela região
Para explorarmos a Toscana escolhemos alugar um carro. Na época achamos que seria a melhor opção para acessar as cidades menores e, também, porque escolhemos uma casa alugada pelo AirBnb para ser a nossa base durante a viagem.
O que vem por aí?
Agora que já falamos um pouco sobre o nosso amor pela Toscana e como fizemos para chegar até lá, vamos trazer aqui para o blog em novos posts detalhes das cidades que mais amamos visitar. Vai ter muito vilarejo fofo e belas paisagens. Então, se preparem para babar por essa que é uma das regiões mais lindas da Itália.