Frutillar: uma cidadezinha alemã à beira de um lago no Chile

Muelle de Frutillar, um pier sobre o Lago Llanquihue

Frutillar normalmente não está no roteiro de quem viaja para a Região dos Lagos no Chile. O ponto central para quem pretende ver e visitar o vulcão Osorno, que segue em atividade, é Puerto Varas, onde há bons hotéis, restaurantes e um comércio com boas opções para compras. Isso não impede, porém, uma passada rápida por Frutillar.

A cidade é bem pequena, especialmente se delimitarmos apenas a parte de Frutillar Bajo, que é banhada pelo Lago Llanquihue, o segundo maior do Chile. Ao longo de pouco mais de 1 quilômetro de calçadão já é possível ver praticamente tudo o que a cidade tem para oferecer.

Vale, de cara, explicar que Frutillar foi fundada por imigrantes alemães em 1856, então a arquitetura do lugar vai lembrar muito algumas regiões da Alemanha. São várias casas e igrejas com o mesmo estilo, sempre de madeira, o que garante um charme especial para o lugar.

Igreja Luterana de Frutillar.

O que ver em Frutillar?

Frutillar é uma cidade para passar poucas horas e tudo para ver está à beira do lago, a começar pelo Muelle de Frutillar, que é um pier que avança para o lago. Uma construção de madeira com cerca de 50 metros de comprimento que dá de frente para o vulcão Osorno. Isso se o tempo estiver aberto, o que não foi o nosso caso. Infelizmente o dia nublado nos privou de algumas vistas do vulcão.

Saindo do Muelle é fácil encontrar vários pequenos monumentos e objetos que remetem à música. Sim, Frutillar é conhecida como uma cidade musical, com um festival de música bastante difundido no Chile.

No caminho pela Avenida Philippi estão um coreto, uma harpa, uma representação de uma nota musical e de uma clave de sol e um piano todo estiloso que garante boas fotos. Tudo, claro, com vista para o lago e, dizem, para o Osorno.

O piano merece algumas fotos.

Seguindo pelo calçadão vai ser fácil chegar ao Teatro del Lago, uma bela construção inaugurada em 2010 que hospeda alguns espaços de apresentação musical. A sala principal tem capacidade para 1.200 pessoas. Não pudemos visitar o teatro porque fomos lá na véspera do Natal, então estava fechado.

Teatro del Lago.

Também por isso não conseguimos conhecer o Museu Colonial Alemão, que conta a história da imigração na cidade e tem vários jardins. Quando voltarmos para Frutillar, com certeza vamos passar por lá.

Onde que fica?

Frutillar fica a 30 quilômetros de Puerto Varas, em um trajeto que vencemos de carro em 40 minutos. No retorno para Puerto Varas, fizemos o caminho beirando o lago, que é mais demorado, mas vale pela paisagem.

A cidade está a 48 quilômetros do Aeroporto El Tepual, em Puerto Montt. O aeroporto tem voos diários para Santiago, sendo a melhor maneira de chegar à Região dos Lagos.

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Achamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar. Leia mais