Füssen é muito mais do que só o Castelo de Neuschwanstein

Por Gustavo Ribeiro
Publicado em Atualizado em

Um dos atrativos mais conhecidos da Bavária, na Alemanha, é o Castelo de Neuschwanstein. É, aliás, parada obrigatória para quem visita a região, inclusive para um bate e volta a partir de Munique. Mas pouca gente se dá conta de que a poucos quilômetros dali está uma bela cidadezinha que merece ser visitada: Füssen.

Füssen é o ponto inicial – ou final – da Rota Romântica e normalmente é usada como base para visitar Neuschwanstein, como foi o nosso caso. Só que a cidade vale mais do que apenas uma noite no hotel. Seja pela arquitetura, pelas igrejas, o castelo, o rio ou os jardins, passar algum tempo por lá vale muito a pena.

Centro histórico

A cidade é bem pequena, ainda mais o centro histórico. É uma área formada por poucas ruas interrompidas para o tráfego de carros. Ou seja, é ótima para passear tranquilamente e apreciar os típicos edifícios da Bavária, coloridos e todos grudados.

A Reichenstrasse é a rua principal por ali e é repleta de lojas, bares e restaurantes. Muitos deles têm mesas na própria rua, o que é ótimo para comer bem sem perder o movimento da cidade. São poucos metros do começo ao fim, é verdade, mas é um passeio bastante agradável.

Füssen é uma cidade bastante tranquila.
Füssen é uma cidade bastante tranquila.

Castelo Alto

No fim da Reichenstrasse está o Hohes Schloss, o Castelo Alto. É um palácio imponente, ainda mais para uma cidadezinha como Füssen. É onde viviam os antigos bispos de Augsburg. Lá dentro tem um museu com pinturas e esculturas. Para quem gosta de arte, é uma ótima pedida.

O que vale mais é a subida para o castelo, com seus portais. A subida não é nada desafiadora e vai contornando o edifício até chegar ao jardim interno. É uma área pequena e muito bonita, com vista para a Torre do Relógio, símbolo do castelo.

Na saída do Castelo Alto há uma passagem para o Baumgarten, um bosque bastante bucólico. Nós fomos no outono e, apesar do dia nublado, as folhas amarelas dominavam as árvores e enfeitavam o chão. É certeza de boas fotos, inclusive do castelo.

Ao lado do Castelo Alto há outro prédio imponente: a Abadia de St. Mang. E contornando a abadia chegamos à Igreja do Espírito Santo, a Spitalkirche. Apesar de pequena, ela chama muito a atenção pelos afrescos coloridos em estilo rococó. E eles se estendem para o seu interior. Uma graça.

A última parada em Füssen é o rio Lech, que margeia a cidade e divide a Alemanha da Áustria. Quando fomos, já disse, estava nublado, então a cor da água não estava estava tão bonita e também impediu a vista para as montanhas. De qualquer forma há um caminho ao longo do rio que vale a caminhada.

Onde que fica?

Füssen fica na região da Bavária, na divisa com a Áustria. Está a 130 quilômetros de Munique e a 4 quilômetros do castelo de Neuschwanstein.

Como chegar

De carro: Foi como chegamos, depois de sair de Lucerna, na Suíça, e passar por Liechtenstein. É uma ótima opção, especialmente para quem está em Munique, em um trajeto de cerca de 1h40.
De trem: Saindo de Munique demora cerca de 2 horas, com uma troca de trem em Buchloe.

Serviço (Castelo Alto)

Preço
Adultos: € 6,00
Estudantes e idosos: € 4,00
Entrada gratuita: menores de 18 anos

Horário
Abril a outubro: de terça-feira a domingo das 11h00 às 17h00
Novembro a março: de sexta a domingo das 13h00 às 16h00

Veja também

Comente

Este site utiliza cookies para melhorar a experiência de navegação. Achamos que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não aceitar. Aceitar Leia mais

Política de Privacidade